Tempo de Crescimento rumo a Maturidade


Inexperiência x Maturidade
A Bíblia compara a vida espiritual infantil com a vida de um escravo. A lei produz escravos, a graça produz filhos livres, responsáveis e comprometidas com a verdade.
Gálatas 4:1-5 "Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos."
O processo da passagem da criança para o adulto espiritual desenvolve-se com mais facilidade quando houver:
1 - o apoio da comunidade de modo geral, 2 - o apoio dos irmãos em Cristo, 3 - o apoio do líder da igreja, 4 - a paciência do pastor em explicar-lhe a necessidade do crescimento e da maturidade espiritual para que ele se beneficie do chamado que lhe foi feito por Deus para a liberdade adulta, responsável e comprometida com Ele - não de culpa, nem de condenação - para viver a graça e a verdade porque a lei escraviza, condena e culpa.
Gálatas 3:21-25 "É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei. Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio." (Ler Gálatas 5:13-14 ). Lei não é regra de vida, é espírito de condenação; a graça é verdade e é vida.
Gálatas 3:11 "E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé." Quando tu deixas a lei e seus rudimentos e passas a conhecer e viver a graça e a entender os mistérios de Deus, a tua relação com Ele e com o teu próximo torna-se uma relação de amor, tens uma postura de edificação não só de aparência exterior, tens uma postura interior que brota do teu coração confirmado e circuncidado pela graça do Senhor. Desiste dos medos, das tradições, das coisas que escravizam, das atitudes da meninice que te ensinaram a ter, uma vez que elas pareciam ser o certo, mas não eram.
1ª Coríntios 13:11 "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino." Paulo era um perito na lei, conhecedor de todos os seus detalhes e meandros, quando se deu conta da diferença entre sua criancice e seu estado de adulto espiritual maduro; pelo conhecimento e vivência da graça passou a depender só e exclusivamente de Deus. O adulto espiritual sabe criar relações fortes e duráveis com Deus, com o próximo e com a igreja, sabe que é membro de um corpo vivo, e a interdependência que então se estabelece é prova da sua maturidade. Ele deixa de ser escravo, liberta-se das exigências dos ritos vazios exigidos pela lei. A nossa chamada é para vivermos livres em Cristo; uma vez conhecida esta liberdade, não podemos voltar atrás ou decair da graça, conforme diz Paulo em Gálatas 5:4 "De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes." Decai da graça quem tenta justificar-se com as obras da lei, não tem o repouso nem o descanso de Deus, não usufrui dos benefícios do novo pacto, é um escravo, e como tal não tem direitos, só obrigações. A vigência da lei terminou, ela não nos acrescenta nada mais.
Romanos 3:20 "... visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado." (Ler Romanos 10:4) 11:6 "E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça." Crê na verdade da Graça do Senhor. Ele se fez um contigo. Ele escreveu o teu nome no livro da vida. Ele conhece tua vida em todos os seus detalhes. Tu foste comprado pelo preço do sangue sem mácula do Cordeiro de Deus que nos lavou e nos purificou, e agora ninguém mais pode desfazer o que está feito. Dentro de nós foi posta uma semente incorruptível e eterna que produz vida para sempre! Carinhosamente,

Uma mensagem compartilhada por um amado de Deus ao meu coração nesta semana que muito me edificou

Comentários

Postagens mais visitadas