Nossa Escola Biblica...Momentos de reflexão da Palavra de Deus


LIÇÃO 2 - OS PERIGOS DO DESVIO ESPIRITUAL

Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2010

Texto Áureo: Jeremias 2.13 "Porque o meu povo fez duas maldades a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas que não retêm as águas"
Leitura Bíblica em Classe: Jeremias 2.1-7,12,13

TRÊS TIPOS DE DESVIOS ESPIRITUAIS1. O COMPORTAMENTO IRRACIONAL - ABANDONAR A FONTE PERENE
* A ingratidão de esquecer os cuidados divinos - Jr 2.2 - Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da beneficência da tua mocidade e do amor dos teus desposórios, quando andavas após mim no deserto, numa terra que se não semeava. Os 13.6 Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim.
* A ingratidão de esquecer os socorros divinos - Jr 2.3 - Então, Israel era santidade para o SENHOR e era as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR. - Os 11.2 Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura
* A ingratidão de abandonar a comunhão divina - Jr 2.5 - Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade e tornando-se levianos? Os 9.10 Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a essa vergonha, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.
2. O COMPORTAMENTO INSENSATO - DESEJAR A FONTE ESTAGNADA
* Absorver o mundo e esquecer os feitos divinos - Jr 2.6 - E não disseram: Onde está o SENHOR, que nos fez subir da terra do Egito? Que nos guiou através do deserto, por uma terra de ermos e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava, e na qual não morava homem algum Lv 26.13 Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fósseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos.
* Absorver o mundo e esquecer as bençãos divinas - Jr 2.7 - E eu vos introduzi numa terra fértil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas, quando nela entrastes, contaminastes a minha terra e da minha herança fizestes uma abominação. Jo 12.25 Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.
* Absorver o mundo e esquecer da justiça divina - Jr 2.12 - Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o SENHOR. Jr 17.13 O SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.
3. O COMPORTAMENTO DESTRUTIVO - REJEITAR A FONTE VERDADEIRA
* Substituir o Deus verdadeiro pelas ilusões mundanas - Jr 2.13a.. - Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, Jo 4.14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
* Substituir o Deus verdadeiro pelos desejos carnais - Jr 2.13b.. o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, Jo 7.38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
* Substituir o Deus verdadeiro pelas falsas emoções - Jr 2.13c..cisternas rotas, que não retêm as águas. Sl 36.9 Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.

Pr. Carlos Eduardo Franco Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas